Quando Abrem as Inscrições para ETEC 2024? Edital Resumido

Você sabe quando abrem as inscrições para ETEC 2024? Anualmente, o órgão realiza ao menos 2 provas e, caso queira conquistar uma das vagas disponíveis no ETEC 2024 para nível médio, técnico e superior, então é hora de analisar como funciona o calendário e já organizar seu cronograma de estudos.

Homem e mulher com fones de ouvido e materiais escolares
Fonte: Reprodução | Freepik

Quando abrem as inscrições para ETEC 2024?

A última prova ETEC de 2023 foi realizada em 10 de dezembro. Assim, ao encerrar o período, o Centro Paula Souza publicou o calendário do próximo processo seletivo de 2024 do Estado de São Paulo, através do Vestibulinho.

Desta forma, todos os estudantes que desejam concorrer a algumas das vagas do ETEC para níveis médios, técnicos e superiores, então é hora de analisar quais serão os dadas para 2024.

O primeiro passo é lembrar que não é possível fazer inscrição fora do site do Vestibulinho (através da Área do Candidato). Assim, você poderá concorrer as provas do meio do ano, ou a prova do final do ano (para 2025).

Grupo com 2 homens e 2 mulheres estudando juntos em biblioteca
Fonte: Reprodução | Freepik

Assim, você terá em 2024 duas possibilidades de provas (uma para ingressar no meio do ano, e outra para o próximo ano). Assim, analise as próximas datas e não perca os prazos de inscrição:

  • Primeira inscrição: abril a maio de 2024;
  • Primeira prova para ingresso ainda neste ano: julho de 2024;
  • Segunda inscrição: setembro e outubro de 2024;
  • Segunda prova para ingresso no primeiro semestre de 2025: dezembro de 2024.

Além disso, todos os campus do ETEC oferecem os cursos de nível médio, técnico e superior sem qualquer custo. No entanto, o estudante deverá arcar com R$ 34,00 no valor da inscrição, apenas.

detalhes

Duração da Prova ETEC 2024

Quanto Tempo Leva?
Conferir!
Você permanecerá no site atual

Os cursos oferecidos pela instituição poderão ser frequentados em 3 modalidades diferentes:

  • Presencial 
  • Semipresencial 
  • EaD

Desta forma, cada um dos campus oferecem cursos diferentes, com focos diferentes na formação dos estudantes. Portanto, esta pode ser sua chance de se formar técnico no cursos ETEC.

Além disso, o calendário ETEC também está disponível no sito Vestibulinho, onde os estudantes deverão realizar sua inscrição e anexar outros dados importantes para efetivar seu cadastro.


Como foi a prova da ETEC 2023?

Em 2023, 2 provas foram aplicadas aos estudantes. No entanto, saiba que a prova não é super difícil e é possível você conseguir sua vaga para 2024. Saiba que a melhor dica é realizar um estudo de acordo com a forma que a prova é aplicada.

Grupo com 4 jovens estudando com caderno e canetas e notebook
Fonte: Reprodução | Freepik

Todo vestibulinho, geralmente, tem um tema geral que pode não aparecer em todas as questões, mas é comum a todas as questões. Essa é a dica mais valiosa de toda a prova do Vestibulinho.

A prova não é difícil, mas exige muito estudo, pois a avaliação possui muitas matérias, e aborda quase tudo o que foi aprendido no ensino fundamental. Para se preparar bem, leia e faça muitos exercícios.

É importante organizar o tempo de estudo para uma preparação adequada. Crie um cronograma que cubra todos os tópicos do vestibular e estabeleça metas de aprendizado para cada um.

Grupo com 4 jovens lendo livros juntos em biblioteca
Fonte: Reprodução | Freepik

É importante focar nos assuntos que você tem mais dificuldade, sem descuidar de outros. Caso não saiba onde estudar e realizar questões antigas, o ETEC oferece aos estudantes o PDF das provas antigas.

Assim, lembre-se que você precisa realizar questões de acordo com tópicos que são cobrados. Por exemplo, analise as questões de matemática, estude o conteúdo e refaça algumas questões.

Na prova, você encontrará 4 seções diferentes:

  1. Questões de Ciência da Natureza; 
  2. Questões de Ciências Sociais; 
  3. Matemática;
  4. Português.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Cléber Neto
Cléber é redator com especialidade no universo educacional do qual já participa como criado de conteúdo desde 2017 com foco na área de produção de notícias relacionadas vagas e dicas de estudo para os alunos. Com o seu conhecimento e experiência, traz para o portal ETEC 2024, artigos atualizados e confiáveis para os nossos leitores.