Duração da Prova ETEC 2024: Quanto Tempo Leva?

Vai prestar a prova ETEC neste ano? Então é importante saber a duração da prova ETEC 2024. A avaliação, que não é simples, é cercada de muitas complexidades, e você precisa saber de tudo para não ser surpreendido na hora da prova. Portanto, confira abaixo tudo o que você precisa saber sobre o grande dia.

Estudante sentado com mochila e caderno estuda para ETEC 2024
Fonte: Reprodução | Freepik

Qual é a duração da prova ETEC 2024?

Já realizou sua inscrição na próxima prova ETEC 2024? Então agora é hora de se preparar para realizar a melhor avaliação possível. Desta forma, o primeiro passo é saber qual será a duração da prova ETEC 2024.

Portanto, saiba que você enfrentará uma prova de 4 horas. São 4 horas nas quais o aluno poderá chegar ao local de prova com garrafa de água transparente, caneta transparente preta ou azul, e alguns snacks.

Aluna com mochila nas costas
Fonte: Reprodução | Freepik

Mas, saiba que o exame não possui somente a modalidade presencial: há como realizar a prova de forma presencial, mista ou online (EaD). Além disso, também há outras formas de ingresso no ensino técnico superior.

Assim, em todos os casos, a prova terá duração de 4 horas. Nela, o candidato enfrentará 50 questões de conhecimentos gerais, com questões de português, matemáticas e outras disciplinas.

oportunidades

Curso de Mecatrônica ETEC 2024

Como é o curso; Mercado de trabalho.
Conferir!
Você permanecerá no site atual

Desta forma, quem deseja as vagas de nível técnico, enfrentará 30 questões, nas quais o candidato terá que encontrar a questão correta, dentro de 5 alternativas diferentes.

Aluna sentada em biblioteca de escola
Fonte: Reprodução | Freepik

Assim, a prova avalia o conhecimento das principais disciplinas do Currículo Nacional Comum (BNCC) do II Ensino fundamental, incluindo línguas (português), matemática, disciplinas humanitárias (geografia e história) e ciências naturais.

As questões não são diferenciadas por disciplina e podem ser interdisciplinares: por exemplo, mais de um conteúdo de matemática em uma mesma questão. Portanto, já realize a prova sabendo que o Vestibulinho é organizado assim.

As questões abordam habilidades como interpretação de diferentes tipos de textos, aplicação de conhecimentos do ensino fundamental na resolução de problemas, análise crítica de argumentos, dentre outros conteúdos.


O que estudar para o Vestibulinho ETEC?

A prova será dividida em 4 seções, ou seja, 4 conteúdos serão cobrados dos candidatos. Portanto, agora que você está em processo de preparação, elabore um cronograma de estudos de acordo com os seguintes conteúdos:

  1. Ciências Humanas: para este primeiro grupo de questões, concentram-se em questões de história e geografia e, neste caso, são mistas. Desta forma, quando você ler a questão, ficará em dúvida se a alternativa é de história ou geografia. 
  2. Ciências Sociais: dentro deste grupo, haverá matérias de física, química e biologia e, assim como as ciências humanas, todas se misturam nas mesmas questões.
Aluno sentado no chão estudando com livro
Fonte: Reprodução | Freepik
  • Matemática: esta é uma das disciplinas com maior nota no Vestibulinho e exige mais tempo de estudo no seu cronograma. Assim, é aqui que a maioria dos alunos costuma ter dificuldades, mas o segredo é resolver muitos exercícios, para que você aprenda errando.
  • Português: Outro assunto muito importante é o português, e os seus estudos devem focar principalmente na interpretação do texto. Desta forma, também há problemas de gramática, verbos e ortografia, mas os textos estão em português e é preciso dominar o assunto.

Desta forma, caso queira ser aprovado sem medo, é hora de acrescentar todas essas matérias no seu cronograma. Mas, caso você queira checar todos os tópicos detalhados, acesso a Área do Candidato, e leia o edital completo.

Sabemos que esse período de estudos não é fácil, mas você tem um potencial incrível e com certeza será aprovado. Lembre-se de estudar, além de inserir questões antigas nos seus estudos. Descanse quando necessário. Boa prova!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.7 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Cléber Neto
Cléber é redator com especialidade no universo educacional do qual já participa como criado de conteúdo desde 2017 com foco na área de produção de notícias relacionadas vagas e dicas de estudo para os alunos. Com o seu conhecimento e experiência, traz para o portal ETEC 2024, artigos atualizados e confiáveis para os nossos leitores.