Tem Redação na Prova da ETEC? Atualização para 2024

Pensando em fazer as próximas provas do etec, então você precisa saber se tem redação na prova da ETEC em 2024. Muitos vestibulares e provas possuem a redação como etapa para que os alunos conquistem uma das vagas disponíveis. Portanto, analise abaixo tudo o que você precisa saber sobre a redação.

Homem e mulher estudam juntos para prova etec 2024
Fonte: Reprodução | Freepik

Tem redação na prova da ETEC em 2024

O vestibulinho da ETEC não possui redação. Portanto, caso você esteja em etapa de preparação, deve saber que não existe redação, mas a prova não deixa de ser complexa por isso.

Assim, sem a redação, o estudante deverá enfrentar 30 ou 50 questões de matérias diferentes, cada uma com 5 alternativas. Além disso, independente da instituição que o aluno deseja estudar, terá uma duração específica de prova.

Duas estudantes com livros, fones de ouvido e livros
Fonte: Reprodução | Freepik

Além do número completo de questões, será no máximo 4 horas de duração. Portanto, não há redação, mas você precisa se preparar para todas as questões que você deverá ler e assinar durante a prova.

Quais matérias serão cobradas na prova ETEC?

Mesmo não havendo redações na ETEC, cada estudante enfrentará um número grande de questões durante a realização da prova do Vestibulinho. Assim, confira abaixo a lista de questões e provas que você encontrará na avaliação:

  1. Questões de língua portuguesa: ao todo, serão aplicadas 15 questões de português;
  2. Questões de matemática: 15 questões no total;
  3. Ciências da Natureza: 10 questões;
  4. Ciências Humanas: 10 questões.
Homem e mulher estudam juntos em sala de aula
Fonte: Reprodução | Freepik

Além do mais, existem ao menos 228 ETEC’s distribuídas por todo o território de São Paulo. Desta forma, cada uma possui uma lista de cursos específicos distribuídos aos alunos.

  • Ao todo, são 192 cursos técnicos: 103 cursos técnicos presenciais;
  • 5 cursos técnicos mistos: modalidade híbrida;
  • 7 modalidades diversas de cursos online: ensino EaD;
  • 3 cursos técnicos em open space;
  • 33 cursos técnicos integrados ao instituto 31 cursos integrados Novotec cursos de Articulação do Ensino Secundário e Superior Profissional (AMS);
  • 6 cursos técnicos integrados ao ensino médio na modalidade EJA.

Desta forma, várias são as oportunidades de estudo. Pensando nisso, lembre-se que as oportunidades englobam nível médio integrado com o ensino técnico, cursos de nível técnico, e também superior.

Portanto, ao analisar a lista e o cronograma de questões que serão cobradas em cada prova, saiba que você poderá enfrentar 30 ou 50 questões, a depender do tipo de curso que você deseja ingressar no ETEC.

Como será a prova do ETEC 2024?

Somente no ETEC, ao todo serão aplicados 3 tipos de provas diferentes: avaliação para ensino médio, ensino técnico e especialização. Assim, cada uma dessas provas terá uma modalidade de prova diferentes.

Grupo de jovens estudando em biblioteca para prova ETEC 2024
Fonte: Reprodução | Freepik

Desta forma, eu te convido a analisar comigo como será o seu tipo correto de prova do ETEC. Portanto, agora ficará bem mais fácil se preparar para as próximas etapas e garantir sua prova:

Prova ETEC para 1º ano do Ensino Médio

Está pensando em fazer o Ensino Médio no ETEC, então saiba que você enfrentará uma prova com 50 questões ao todo. Além disso, você terá 5 alternativas para encontrar a resposta correta.

  • Cada questão da prova vale 1 ponto; sem redação.

Portanto, já coloque no seu cronograma disciplinas de Português, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza. Ou seja, você deverá demonstrar que aprender e memorizou parte das matérias que estudou no ensino fundamental.

Prova da ETEC para cursos de ensino Técnico – 2º módulo

Neste caso, haverá algumas alterações no tipo de prova: o estudante enfrentará uma prova com 30 questões, com 5 alternativas cada, e deverá encontrar a resposta correta da questão – cada questão possui apenas 1 resposta correta.

  • Cada questão vale 1 ponto; sem redação.

Para esta prova, o candidato será cobrado sobre as matérias do primeiro módulo de estudos, ou seja, todas as matérias do curso técnico que aprender durante o Ensino Médio.

Prova ETEC para cursos superiores

Prova composta por 30 questões de múltipla escolha, com 5 alternativa cada. Além disso, o curso de gestão de Projetos (modalidade EaD), engloba questões sobre Língua Portuguesa, Literatura, Comunicação e Trabalho, e Matemática.

  • Cada questão da prova vale 1 ponto; sem redação.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Cléber Neto
Cléber é redator com especialidade no universo educacional do qual já participa como criado de conteúdo desde 2017 com foco na área de produção de notícias relacionadas vagas e dicas de estudo para os alunos. Com o seu conhecimento e experiência, traz para o portal ETEC 2024, artigos atualizados e confiáveis para os nossos leitores.