Está de olho no curso de eletromecânica ETEC 2024 mas não sabe exatamente o que precisa fazer para entrar na instituição ou qual é a grade curricular do curso? Então você está no local certo. O curso é um dos mais amplo e o mercado de trabalho está recheado de oportunidades. Confira mais abaixo.
Guia de Conteúdo - Direto ao Ponto
Como é o curso de eletromecânica ETEC 2024?
Se você gosta de estudar, e tem familiaridade com números, contas e gosta de introduzir as exatas com as disciplinas de física e química, além de mexer em computador, softwares e hardwares, então o curso de eletromecânica é ideal.
Isso porque a grade curricular do curso é muito diversa e as possibilidades de estudo são infinitas. Desta forma, é possível se formar em um curso espetacular e, além disso, encontrar um mercado de trabalho vasto e cheio de vagas.
Técnicos mecatrônicos são profissionais que planejam, projetam, implementam, inspecionam e instalam máquinas e equipamentos eletromecânicos, ou seja, estas são suas funções principais.
No entanto, estudar na ETEC vai muito além. O curso permite ao profissional realizar o processamento e soldagem de peças dos mais variados tipos, e de vários nichos diferentes do mercado.
Interpretação de planos de montagem e desenhos técnicos também faz parte da cartela de funções deste profissional, bem como a instalação, manutenção e entrega técnica de máquinas e equipamentos eletromecânicos.
Realizar medições, testes e calibrações de equipamentos eletromecânicos. Implementação de procedimentos de controle e gestão de qualidade de acordo com as normas técnicas e de segurança do trabalho também são disciplinas.
Portanto, nota-se que a grade curricular é extensa e o curso permite o contato não somente com a teoria da eletromecânica, também com a prática direta, seja de solda, seja de outras funções, matérias e elementos do curso da ETEC.
Onde estudar eletromecânica?
Atualmente, o curso é distribuído entre 11 cidades diferentes do estado de São Paulo, conforme disposição do do site do Vestibulinho 2024. Portanto, tenha em mente que para estudar na instituição, é necessário morar no estado paulista.
- Araraquara: Etec Profª Anna de Oliveira Ferraz
- Araras: Etec Pref. Alberto Feres
- Catanduva: Etec Elias Nechar
- Guaratinguetá: Etec Prof. Alfredo de Barros Santos
- Itatiba: Etec Rosa Perrone Scavone
- Mococa: Etec João Baptista de Lima Figueiredo
- Ribeirão Preto: Etec José Martimiano da Silva
- Rio Claro: Etec Prof. Armando Bayeux da Silva
- São Caetano do Sul: Etec Jorge Street
- São Carlos: Etec Paulino Botelho
- São Paulo: Etec Prof. Aprígio Gonzaga
As informações acima foram extraídas do site da ETEC Vestibulinho. Portanto, tenha em mente que o curso pela ETEC não é distribuído e nenhuma outra localidade, a não ser o estado de São Paulo. Logo,
Assim, ainda que o curso seja gratuito, existem os custos básicos de transporte, alimentação, vestimenta, fora os materiais próprios do curso. Desta forma, tenha todos estes gastos em mente e coloque-os na ponta do lápis.
➜ Vestibulinho ETEC Segundo Semestre 2024: Inscrições, Cursos e Vagas.
O que você precisar saber para estudar na ETEC
Agora que você está por dentro do curso e quer conquistar sua vaga ainda para 2024, saiba que existem algumas dicas de ouro que devem ser consideradas. Desta forma, para lhe ajudar nesse processo, confira abaixo:
- a ETEC é gratuito: o estudante só paga R$ 33,00 de inscrição para a prova;
- a única forma de entrar é pelo Vestibulinho ETEC;
- o curso tem duração de 3 módulos, ou seja, 3 semestres – 1 ano e meio;
- as inscrições devem ser feitas pela área do candidato;
- estudantes a partir do 2º ano do ensino médio podem fazer a prova e o curso.