Curso de Edificações ETEC 2024: Inscrição, Vestibulinho e Vagas

Para todos os estudantes que desejam fazer engenharia, uma ótima opção para saber se o curso é para você é fazer o curso de edificações ETEC 2024. Assim, você pode realizar o Vestibulinho e aprender como será a vida prática de um engenheiro. Confira tudo o que você precisa saber sobre o curso abaixo.

Edificações, capacete, óculos de proteção e projeto de construção
Fonte: Reprodução/Freepik

Como funciona o curso de edificações ETEC 2024?

Se você pensar em cursar engenharia, principalmente se for engenharia civil, uma ótima forma de saber se você vai gostar da faculdade é fazendo um curso técnico em edificações, ou seja, entender o que faz um engenheiro é uma ótima ideia.

Desta forma, o curso de técnico em edificações prepara o estudante para atuar como profissional que desenvolve e executa projetos de construção de acordo com normas técnicas de segurança, seguindo as legislações.

Portanto, todas as normas e padrões ambientais especiais, normas de construção, empresas e outras modalidades também devem ser estudadas e devem estar presentes na grade curricular do curso.

Dois técnicos em edificações 2024 analisam construção e execução de obra
Fonte: Reprodução/Freepik

Planejar a implementação, preparar orçamentos e o documento descritivo do trabalho são umas das principais atividades que fazem parte da rotina do estudante que finaliza o curso de técnico em edificações.

Acompanha a execução das diversas etapas do processo construtivo. Assim, também presta assistência técnica em pesquisa e desenvolvimento de projetos de construção, pesquisa de materiais e orientação tecnológica.

Gerenciar e coordenar os serviços de manutenção dos equipamentos e instalações do imóvel também são estudadas na grade curricular do curso oferecido pela ETEC.

Mão segurança tablet com capacete, marreta e planejamento de edificação ilustrando o Curso de Edificações ETEC 2024
Fonte: Reprodução/Freepik

Desta forma, compreenda guias de suporte técnico relacionados à compra, venda e utilização de produtos e equipamentos especializados. Assim, você já pode ter noção que a atividade é bem diversa e a área de atuação é bem diversa.

Vagas

Cursos ETEC 2024

Conheça todas as oportunidades para este ano!
Acessar!
Você permanecerá no site atual

Como e onde estudar edificações na ETEC?

Existem algumas etapas que devem ser observadas quando o assunto é ingressar em um curso da ETEC. Portanto, para lhe ajudar nesse processo, confira algumas etapas:

  1. Passo 1: inscrição pela área do candidato: o primeiro passo para ingressar em um curso, então é hora de acessar a área do candidato no site da ETEC e, realizar sua inscrição. Assim, basta inserir suas informações pessoais, escolher o curso.
  2. Passo 2: Efetuar o Pagamento: depois de finalizar sua inscrição, é hora de efetuar o pagamento da taxa de R$ 33,00 (trinta e três reais).
  3. Passo 3: Aprovação no Vestibulinho: o prazo de inscrição para a prova do Vestibulinho é entre os dias 04 de abril e 15 de maio. Após realizar, é hora de preparar seu cronograma de estudos para a prova. O Vestibulinho é composto por algumas etapas e questões de português, matemática e outros conhecimentos.
Técnico em Edificações analisa obra com equipamentos de proteção, capacete e documento
Fonte: Reprodução/Freepik
  • Passo 4: Realizar a matrícula: se você foi aprovado no Vestibulinho, você pode realizar sua matrícula nas instituições ETEC onde o curso é distribuído. Desta forma, atualmente, o curso é oferecido em pelo menos 17 cidades espalhadas pelo estado de São Paulo.

Uma dica interessante sobre a ETEC é que os cursos são completamente gratuitos. Assim, o estudante não precisará efetuar o pagamento por nenhuma taxa de matrícula ou mensalidade.


Mercado de trabalho para técnico em edificações

A parte mais interessante de realizar o curso de técnico de edificações ETEC 2024 é que para trabalhar na área, não é preciso finalizar a faculdade de engenharia civil, mas sim conseguir o diploma pelos estudos técnicos.

Assim, você encontrará vagas e possibilidades de atuação em algumas áreas diferentes. Desta forma, para lhe ajudar a entender como funciona o mercado de trabalho, confira algumas áreas abaixo:

  1. Modalidades: trabalhar com carteira assinada; trabalho autônomo.
  2. Onde trabalhar? Há possibilidades em empresas privadas, concursos públicos, contratação por CLT, ou ainda como prestador de serviços em empresas de engenharia, construtoras ou de topografias.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Cléber Neto
Cléber é redator com especialidade no universo educacional do qual já participa como criado de conteúdo desde 2017 com foco na área de produção de notícias relacionadas vagas e dicas de estudo para os alunos. Com o seu conhecimento e experiência, traz para o portal ETEC 2024, artigos atualizados e confiáveis para os nossos leitores.