Curso de Desenvolvimento de Sistemas ETEC 2024: Vagas e Inscrição

Todas as áreas de desenvolvimento e TI estão em alta, desde a pandemia por Covid-19, e dentro dessa área, o curso de desenvolvimento de sistemas ETEC 2024 ganha espaço na agenda de vários estudantes que desejam atuar na área e encontrar trabalho no mercado de trabalho brasileiro.

Dois estudantes sentados em frente à escola analisando lista de exercícios
Fonte: Reprodução/Freepik

Como é o curso de desenvolvimento de sistemas ETEC 2024?

Existem alguns instituições espalhadas pelo estado de São Paulo que oferecem aos estudantes o curso de desenvolvimento de sistemas ETEC 2024, cuja finalidade é formar alunos e profissionais para o mercado de tecnologia.

Assim, ao finalizar o curso, o aluno terá diploma que lhe permite atuar na área como um profissional que analisa e projeta sistemas. Assim, irá construir, documentar, testar e mantém sistemas de informação.

Dois homens e uma mulher estudam juntos para prova em biblioteca
Fonte: Reprodução/Freepik

Desta forma, sua formação lhe permite utilizar ambientes de desenvolvimento e linguagens de programação específicas, bem como modela, implementa e mantem bancos de dados, dentre inúmeras outras atividades do setor.

Curso de Manutenção e Suporte em Informática ETEC 2024

Vagas e inscrição.

Modalidades EaD e curso presencial

Primeiramente, é importante saber que existem diferentes métodos nas ETECs. Em outras palavras, essas são as “formas” pelas quais o curso pode ser ministrado. Assim, há modalidades presenciais e outras online.

Desta forma, os alunos da área de desenvolvimento de sistemas podem fazer tanto um curso modular quanto uma opção de ensino médio integrado. Ou seja: fazer o curso sem a modalidade integrada, ou fazer junto com médio.

No primeiro caso, significa que se você já concluiu o ensino médio ou, caso esteja matriculado no 2º ano do Ensino Médio. Portanto, os módulos integrados são para os alunos que desejam estudar junto da escola.

Ao se inscrever, aparecerá “Entrada no Módulo 1 de Ensino Técnico” como opção, logo na área do candidato. Assim, entenda que o curso fornece as mais diversas modalidades para todos os estudantes, estando no médio ou não.

Aluna com mochila nas costas pousa para foto em biblioteca
Fonte: Reprodução/Freepik

Assim, ao final dos estudos, você terá o certificado de conclusão do ensino médio e a qualificação profissional. Portanto, se for esse o caso, você pode optar por estudar em período integral ou meio período.

Mas, caso você já tenha finalizado o ensino médio, é possível através do Vestibulinho, frequentar a instituição e conseguir o seu diploma, sem quaisquer problemas.

 Como passar na Prova da ETEC 2024? Nota Mínima e Dicas Valiosas.


Onde estudar curso de desenvolvimento de sistemas ETEC 2024?

Os campus do ETEC que possuem o curso estão distribuídos pelo estado de São Paulo. No entanto, seu fornecimento está atrelado as modalidades disponíveis: cursos presenciais com médio integrado, ou apenas o curso online.

Assim, no primeiro caso, é possível estudar nas cidades de São Paulo (capital), Jundiaí, Rio Claro, Campinas, Embu das Artes e São Vicente, para os estudantes mais ao litoral do estado paulista.

Jovem com caderno e mochila acompanhada de dois jovens estudando para prova
Fonte: Reprodução/Freepik

Por outro lado, considerando os demais casos, é possível encontrar a modalidade disponível em Santos, São Paulo e Registro. Vale ressaltar que o curso também tem a opção de modalidade a distância ou meio período.

Desta forma, os cursos online também abrangem Praia Grande, Piracicaba, Santa Isabel, São Paulo, Taubaté e outros municípios. Portanto, através do site do Vestibulinho ETEC é possível conferir todas as ETECs onde há o curso.


Como entrar no curso de Desenvolvimento de Sistemas na ETEC?

Independentemente da categoria, todos os cursos exigem do estudante a aprovação no Vestibulinho ETEC, que é o vestibular para o ingresso nas escolas técnicas do estado de São Paulo.

Portanto, introduza a prova em seu cronograma de estudos e comece a se preparar ainda neste ano. Assim, o curso terá inúmeras vagas disponíveis. Basta se organizar para garantir a sua. Bons estudos!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Cléber Neto
Cléber é redator com especialidade no universo educacional do qual já participa como criado de conteúdo desde 2017 com foco na área de produção de notícias relacionadas vagas e dicas de estudo para os alunos. Com o seu conhecimento e experiência, traz para o portal ETEC 2024, artigos atualizados e confiáveis para os nossos leitores.