Curso de Manutenção e Suporte em Informática ETEC 2024

Estudar manutenção e suporte em informática ETEC 2024 é uma boa ideia? Considerando que o mercado de TI e outros cursos de informática estão em alta, a escolha do curso pode ser um divisor de águas para quem deseja atuar na área, possuindo um diploma super interessante. Confira sobre o curso e valores abaixo.

Técnico em Informática utiliza luvas e óculos de proteção e executa serviço em software
Fonte: Reprodução/Freepik

Como é o curso de manutenção e suporte no ETEC?

Imagine que você tem um computador e todas as informações mais importantes da escola, do trabalho ou da faculdade estão armazenadas lá. Um dia belo dia, você acordo e nota que seu computador não está ligando mais. E agora?

Essas situações são super corriqueiras. No entanto, por mais normais que sejam, na hora de ligar para um técnico, algumas dúvida podem surgir: para quem eu devo ligar, quem pode resolver o meu problema.

É diante dessas e de outras situações que o curso de técnico em computação do ETEC, denominado de manutenção e suporte de informática, entra em ação. Mas não para ai: o diploma permite a atuação do profissional em várias áreas.

Mulher trabalhando com parte elétrica de CPU de computador
Fonte: Reprodução/Freepik

Assim, o curso técnico permite a formação de profissional que realiza a manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos, identificando os componentes do computador e suas funções.

Além disso, também dominará técnicas de instalação e configuração de dispositivos e software de rede. A grade do curso permite ao estudar avaliar a necessidade de substituir ou mesmo atualizar hardware e software.

Portanto, se você ainda não sabe como instalar e configurar ferramentas, aplicativos e sistemas operacionais, o curso técnico do ETEC pode ser a oportunidade certa.

Vestibulinho ETEC 2024: Inscrições, Calendário, Vagas e Cursos.


Quanto tempo dura o curso técnico em Manutenção e Suporte em Informática?

Atualmente, a grade curricular do curso de manutenção e suporte em informática é dividida em 3 módulos. Assim, possuindo 6 meses cada um, o aluno precisará ser aprovado em 3 bimestres para conseguir o diploma.

Além disso, o curso também é realizado na modalidade EaD, o que facilita o estudo para muitos alunos. Assim, fica mais fácil de muitos alunos, que já estão no mercado de trabalho, estudarem enquanto trabalham.

Técnico em Informática com boné e colete executa trabalho em computador
Fonte: Reprodução/Freepik

A ETEC possui uma única maneira e formato de permitir o ingresso na instituição pelos alunos: através do Vestibulinho. Desta forma, os alunos fazem a avaliação do próprio sistema.

Como ingressar em curso no ETEC?

Existem alguns requisitos específicos que todo aluno que deseja estudar na ETEC precisa prestar atenção. Sem esses requisitos, ainda que você seja aprovado no Vestibulinho, não poderá cursar nenhum curso.

  1. Candidatos que já finalizaram seus estudos no ensino médio: apresentar comprovante de finalização dos estudos, seja por meio de cópia do diploma, ou certificado de conclusão.
  2. Para os candidatos cursando a Educação de Jovens e Adultos – EJA ou o Qualificação Nacional de Jovens e Adultos – ENCCEJA: certificado de conclusão do ensino médio ou certificado de admissão do 2º semestre do EJA ou 2 certificados de admissão de curso EJA, ficha de admissão do ENCCEJA enviada pelo MEC ou certificado de admissão.
Homem técnico em informática analisa dados em tablet
Fonte: Reprodução/Freepik

Após cumprir todos esses requisitos, basta realizar sua inscrição entre os dias 04 de Abril e 15 de maio de 2024. Desta forma, sendo aprovado no Vestibulinho, poderá iniciar seus estudos ainda neste ano.

Quanto ganha um técnico em informática?

Os valores alteram muito de região para região. No entanto, de acordo com a média salarial apresentada pelo portal Vagas, o salário médio desta categoria varia entre R$ 1.500,00 até R$ 2.800,00.

Assim, saiba que o seu salário poderá ser maior na medida em que você ganha experiência e se especializa mais na área. Esperamos que este artigo tenha te ajudado. Bons estudos!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Cléber Neto
Cléber é redator com especialidade no universo educacional do qual já participa como criado de conteúdo desde 2017 com foco na área de produção de notícias relacionadas vagas e dicas de estudo para os alunos. Com o seu conhecimento e experiência, traz para o portal ETEC 2024, artigos atualizados e confiáveis para os nossos leitores.