Curso de Comércio Exterior ETEC 2024: Vestibulinho e vagas

O Curso de Comércio Exterior ETEC 2024 está ganhando o coração de diversos alunos e vários estudantes estão de olho no vestibulinho. Isso porque além de garantir um ensino de qualidade, os estudantes finalizam o curso e se deparam com um vasto mercado de trabalho.

Curso de Comércio Exterior ETEC 2024
Integração comercial, marítima e espacial dos meios comerciais (Fonte: ETEC)

Vantagens do Curso de Comércio Exterior ETEC

O curso de técnico em Comércio Exterior é um curso completo, cuja finalidade é coletar e processar informações sobre os trâmites legais e logísticos de importação e exportação, tal como o nome do curso.

Além disso, os formandos irão supervisionar e executar as etapas aduaneiras, como inspeção aduaneira, preparação e envio de pagamento de taxas e tributos e envio de documentos à Receita Federal e demais órgãos do setor.

Um dos maiores benefícios de estudar Comércio Exterior são as atribuições deste profissional, que incluem registro da importação e exportação de mercadorias, acompanhar taxas de câmbio, além de várias outras atividades.

Curso de Comércio Exterior ETEC 2024
Fachada Instituição ETEC FATEC (Fonte: ETEC Vestibulinho)

Estudar Comércio Exterior é garantir emprego depois da faculdade. Ou seja, além do leque enorme de atribuições, é uma profissão na qual o mercado de trabalho valoriza, pois há vagas em diversos setores.

Assim, irá apoiar os importadores e exportadores na preparação de documentos. Portanto, se você quer fazer um curso técnico sem se preocupar se haverá vagas no mercado de trabalho ou não, o curso de Comércio Exterior é o curso correto.

Não passei na ETEC

Não passei na ETEC, e agora?

Melhores opções para não perder o ano!

O que você irá estudar no curso no ETEC?

O conteúdo do curso de Comércio Exterior é um curso multidisciplinar. Mas o que isso significa? Significa que o cronograma do curso é elaborado para que o estudante tenha contato com matérias de vários cursos.

Assim, os estudantes não precisam se preocupar se terão contato com todas as matérias que verão na vida prática. Portanto, o cronograma do curso na ETEC já abrange a teoria e a prática.

Curso de Comércio Exterior ETEC 2024
Comércio Exterior e Exportação e Importação de Produtos e Bens (Fonte: ETEC Vestibulinho)

Logo, inclui contabilidade, tributação, espanhol e inglês instrumental, logística, gestão, marketing, cidadania ética e organizacional, tributação, contabilidade estatística e financeira, técnicas de negociação e direito do comércio exterior.

Ou seja, o curso abrange matérias de Direito, Contabilidade, Economia, Administração e até mesmo Relações Internacionais. Logo, a prática não será um problemas para os alunos.

cursos

ETEC Administração 2024:

Vestibulinho (Vagas e Inscrições)
Acessar!
Você permanecerá no site atual

Como ingressar no curso de Comércio Exterior ETEC 2024?

Existem alguns requisitos que os candidatos precisam cumprir para ocuparem algumas das vagas disponíveis para o curso de Comércio Exterior, oferecido pelo ETEC:

  • O candidato precisa comprovar, através de diploma ou certificado de conclusão, que finalizou os estudos no Ensino Médio.
  • Se não tiver finalizado o Ensino Médio, deverá comprovar por declaração que está matriculado pelo menos no 2º ou 3º ano do Ensino Médio. Os candidatos que estão no 1º ainda não podem cursar.
  • Candidatos que finalizaram o Ensino Médio, mas estão em processo de estudos pela EJA – Educação de Jovens e Adultos, ou pelo ENCCEJA deverão apresentar certificado de conclusão em cada uma dessas instituições, respectivamente; ou declaração de matrícula no 2º semestre, ou em caso de não haver tais documentos, dois certificados de aprovação no ENCCEJA. Há uma lista de documentos que poderão ser utilizados para comprovar sua situação escolar, divulgado pelo MEC.
Porto Comercial para Importação e Exportação de Bens e Produtos
Porto Comercial para Importação e Exportação de Bens e Produtos (Fonte: ETEC Vestibulinho)

Durante o segundo semestre, os alunos que comprovarem sua situação, poderão fazer o Vestibulinho, que é uma avaliação que quando aprovado, dará ao candidato o direito de ocupar uma das vagas disponíveis para o curso.

O curso não possui valor, pois se trata de uma instituição pública. Assim, não será cobrado nenhuma taxa ou valor a título de matrícula ou mensalidade dos alunos aprovados. 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Cléber Neto
Cléber é redator com especialidade no universo educacional do qual já participa como criado de conteúdo desde 2017 com foco na área de produção de notícias relacionadas vagas e dicas de estudo para os alunos. Com o seu conhecimento e experiência, traz para o portal ETEC 2024, artigos atualizados e confiáveis para os nossos leitores.