Não passei na ETEC, e agora? Melhores opções para não perder o ano!

Não passei na ETEC. Essa frase assusta muitos estudantes. No entanto, se você está nessa situação, nem tudo está perdido. Existem outras opções que você pode analisar, provas par realizar e não perder o seu ano. Se você não sabe por onde começar, continue nesse artigo e veja tudo o que você precisa saber.

Não passei na ETEC
Fonte: Reprodução/Freepik

Não passei na ETEC: o que fazer agora?

Nem todos os estudantes desejam finalizar os estudos do Ensino Médio na mesma instituição que estudaram durante o Ensino Fundamental. Dessa forma, há várias opções de escolas com cursos técnicos.

Se você está lendo este artigo, provavelmente já conhece e sabe o que é o ETEC, que são escolas que oferecem ensino médico integrado, ou seja, os alunos passarão 3 anos estudando no Ensino Médio junto de curso profissionalizante.

Uma das preocupações dos alunos, principalmente os alunos da rede pública, é encontrar boas escolas. Atualmente, existem algumas opções disponíveis, além da ETEC. Ou seja, se você não passou na prova, há mais opções.

Em geral, são instituições públicas, mas de qualidade superior à média, além das privadas. Por isso, selecionamos as 5 melhores escolas que realizam vestibular, caso você não tenha sido aprovado no vestibulinho ETEC.

Antes de mais nada, é importante saber que os vestibulinhos são uma opção para o ensino médio e técnico. Assim, as vagas são ocupadas pelos alunos que passam nas provas. Não passei na ETEC não precisa ser o fim da linha.


CTI e CTA

CTI e a CTA é a sigla utilizada para o Colégio Técnico Industrial e o Colégio Técnico Agrícola. Para quem não sabe, ambos recebem subsídios da Unesp, famosa faculdade em São Paulo. O modo de entrada é por prova.

Dessa forma, ambos os colégios oferecem uma qualidade de ensino muito superior, sobretudo porque o foco maior é que seus alunos sejam aprovados no Vestibular da própria Instituição.

Atualmente, é possível encontrar unidades de ambos os colégios em algumas cidades, todas no estado de São Paulo. Assim, para os alunos que moram no estado, as oportunidades são perfeitas:

  • Jaboticabal;
  • Bauru;
  • Guaratinguetá.

Institutos Federais

Os campus do Instituto Federal, assim como as ETECs, possui unidades em diversas localidades em todo o país. No caso, os estudantes farão o Ensino Médio junto de um curso Técnico da escolha do estudante.

Não passei na ETEC
Fonte: Reprodução/Freepik

Não há provas no meio do ano, portanto o candidato deverá ser aprovado na prova realizada ao final do ano. Cada campus possui um prazo, portanto, atenção aos detalhes e as datas de cada IF.

Embraer

As escolas da Embraer oferecem um dos melhores ensinos médio e técnico do estado de São Paulo. A instituição oferece vagas em Botucatu e São José dos Campos, vagas para alunos remunerados, após aprovação no vestibulinho.

Senac

A principal característica que os alunos do Senac percebem é que a Instituição inova quando o assunto é Ensino Médio. Possuindo uma formação super diversificada, que pode ser acessado através de aprovação em prova.

ensino médio integrado
Fonte: Reprodução/Freepik

Portanto, assim como os demais, os alunos deverão ser aprovados no vestibulinho do Senac, e terão acesso ao Ensino Médio junto de curso profissionalizante.

SESI Senai

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), localizado em 86% dos municípios brasileiros, apoia as instituições públicas online na implantação do novo modelo de ensino no Plano de Ação e da Educação Técnica e Profissional.

ensino médio integrado
Fonte: Reprodução/Freepik

Assim, o SESI Senai oferece Ensino Médio Integrado também, ou seja, os alunos fazem o Ensino Médio junto de um curso técnico profissionalizante. Ou seja, as oportunidades são enormes, bastante a aprovação em prova.

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Cléber Neto
Cléber é redator com especialidade no universo educacional do qual já participa como criado de conteúdo desde 2017 com foco na área de produção de notícias relacionadas vagas e dicas de estudo para os alunos. Com o seu conhecimento e experiência, traz para o portal ETEC 2024, artigos atualizados e confiáveis para os nossos leitores.