Caro estudante, você conhece as 8 Melhores Dicas de Estudo ETEC? Caso você não conheça, este artigo é para você. Além de garantir sua aprovação na prova, você organiza seu cronograma de estudos, obedecendo as matérias que serão cobradas e o estilo de prova. Portanto, veja abaixo 8 Melhores Dicas de Estudo ETEC.
Guia de Conteúdo - Direto ao Ponto
8 Melhores dicas de estudo ETEC
Você decidiu prestar o vestibular da ETEC, mas percebeu que precisa de ajuda para estudar? Então este artigo é para você. Saiba que existem outros alunos que também precisam da mesma ajuda de auxílio para estudar.
Assim, saber que você não está sozinho nesse barco não é motivo para adiar seus estudos. Quando antes você iniciar, mais tempo terá para se preparar e garantir uma aprovação sem sustos ou surpresas.
Há uma saída: quem possui menos de um mês do Vestibulinho da ETEC, já começa com uma desvantagem e precisa se organizar. No entanto, caso este não seja o seu caso, você já possui uma vantagem: o tempo.
Para não se desesperar, organize os seus estudos. Abaixo selecionamos a 8 melhores dicas para a prova ETEC 2024. Assim, você garante sua aprovação sem sustos e vai para a prova sabendo tudo o que será cobrado.
Dica 1 e 2: Estude diariamente e Faça Exercícios
Enquanto a recomendação para quem começa a estudar cedo é de pelo menos três períodos de estudo por semana, infelizmente quem começa a estudar menos de um mês antes da prova não tem esse privilégio.
Então, caso você tenha esse tempo, adicione pelo menos uma carga de estudos de segunda a sexta, com descansos. Quanto mais próximo está da prova, mas há para se preocupar.
Certifique-se de se livrar dos itens a tempo antes do exame! Um horário eficaz é estudado de segunda a sábado, com pausas e outras atividades durante o dia, com a realização de exercícios entre as leituras.
Dica 3: Treino e simulados
Assim, a segunda dica é realizar exercícios: a melhor forma de saber se você está compreendendo o conteúdo é através da realização de exercícios. Atualmente, os antigos exames da ETEC estão disponíveis e você pode usá-los de modelo.
Os domingos podem ser reservados para descanso e diversão, mas com pequenos intervalos para perguntas, correção e até mesmo leitura para melhorar a compreensão.
Dica 4: Crie um cronograma com o que cai na prova
Se eu estudar aleatoriamente, analisar só português e matemática, ou focar só nas matérias mais difíceis, não vai dar certo. Goste ou não, você tem que relatar o conteúdo dos tópicos carregados no teste.
Assim, faça um cronograma que leve em consideração seu tempo livre e as disciplinas necessárias. Devido ao tempo limitado para aprender os tópicos próprios do vestibular, mais de um tópico por dia deve ser postado.
Portanto, combine temas opostos para não se desgastar durante o dia. Ajude a colocar fácil e difícil no mesmo dia! Assim você não ficará sobrecarregado e garantirá um aprendizado eficaz.
Dicas 5 e 6: Reduza as redes sociais e não se sobrecarregue
Você provavelmente passa mais de uma hora por dia assistindo às tendências do TikTok, discutindo qualquer tópico aleatório no Twitter, verificando suas notificações do BeReal ou lendo histórias do Instagram.
Para quem estudou alguns meses e se preparou para o exame, isso não é problema. Mas quem começou agora e não tem tempo devido às redes devem reorganizar suas prioridades.
Você não pode dizer que não tem tempo para estudar se passa algumas horas do seu dia fazendo coisas que não agregam muito. Desta forma, divida o seu tempo entre as redes sociais e os estudos.
Portanto, se você gosta de redes sociais, tente usá-las como uma recompensa depois de estudar. Dito isso, você precisa aprender antes de ter o “direito” de ver as atualizações de mídia social.
Dicas 7 e 8: Estudo Ativo e Constante
Você é do tipo que passa 2 horas lendo o caderno/resumo e as instruções de operação? Você assiste uma palestra de 40 minutos, anota tudo e achar que aprendeu muito? Cuidado!
Você não estuda bem. Um estudo de curta duração no Vestibulinho requer mais do que estudo ativo. Não faça apenas atividades passivas como assistir palestras ou ler conteúdos.
Você precisa praticar habilidades de estudo, como resumir e fazer perguntas para realmente aprender. Dessa forma, você realmente se lembrará do conteúdo do exame.
A constância vem com o tempo. O estudo ativo vem com o uso de ferramentas e técnicas de aprendizado que conduzem o aluno ao conhecimento de forma ágil, eficiente e própria para sua aprovação na ETEC. Bons estudos!