Demanda ETEC 2024: Nota de Corte dos Cursos Mais e Menos Buscados

Seja pelos cursos mais ou menos populares na sua cidade, conferir a demanda ETEC 2024, é um passo essencial. Por isso, neste artigo você confere aspectos como notas de cortes e os cursos mais buscados pelos participantes.

Homem conferindo no notebook a Demanda ETEC 2024
Demanda ETEC 2024 – Imagem: Reprodução/Pixabay

Entenda a demanda da ETEC

Quando nos referimos à demanda ETEC 2024, basicamente falamos da quantidade de pessoas interessadas que tem em um curso. Um exemplo:

Em uma cidade que gira em torno da indústria, um curso como o de Mecânica, pode ter uma demanda maior do que o de nutrição. Seja por exigência do mercado de trabalho, expectativa dos alunos em relação à carreira ou outros fatores.

A demanda pode facilitar ou dificultar a sua entrada por conta da quantidade de pessoas interessadas em determinado curso. Contudo, se você souber que o curso que você almeja tem alta demanda, isso significa que deve ter maior dedicação no momento de se preparar para o Vestibulinho.

8 Melhores Dicas de Estudo ETEC

Cursos ETEC 2024:

Lista de Cursos Gratuitos e Vagas das ETEC’s

Como ver a demanda ETEC 2024?

Existe um método bem intuitivo e simples de conferir a demanda ETEC em 2024, e a seguir vamos te mostrar. A melhor parte, é que você não precisa ser aluno ou ter um registro para conferir estas informações.

Para avaliar a demanda de um curso, não existe segredo, basta combinar dois números. O primeiro deles é o número de vagas disponíveis ─ que normalmente é 40. Também é necessário avaliar o número de candidatos.

Homem conferindo no notebook a Demanda ETEC 2024
Demanda ETEC 2024 – Imagem: Reprodução/Freepik

Então, se um curso oferta 40 vagas e tem 80 participantes, a sua demanda é 2. Por outro lado, se houverem 400 inscritos, a demanda subirá para 10. Na prática, você pegou o número de participantes e dividiu pelo número de vagas.

Como não é tão simples acessar o número de pessoas inscritas, você pode contar com um recurso que a própria ETEC disponibiliza em seu site. Então, o primeiro passo é acessar o seu site oficial.

Site da ETEC
Como ver a demanda ETEC 2024 – Imagem: Reprodução/ETEC

Ao entrar no site, vá até a parte de baixo, localize a área destacada acima, “Unidades e Cursos”. Assim, clique em “Demanda dos Cursos”, e você verá uma nova página.

Nesta página você tem uma incrível gama de filtros para verificar a demanda ETEC 2024, desse modo é possível:

  • Filtrar por semestre;
  • Selecionar a ETEC/Extensão ─ escolhendo o município em que está situada;
  • Visualizar o período, número de inscritos, vagas, e demanda, tal qual o exemplo abaixo:
Site da ETEC mostrando a tabela com a demanda por cursos
Como ver a demanda ETEC 2024 – Imagem: Reprodução/ETEC

Notas de corte e cursos mais e menos procurados

As notas de corte podem variar de acordo com cada prova, afinal, ela leva em consideração a performance de todos os participantes. Se, por exemplo, muitos alunos com nota elevada se inscreverem para um curso, a nota de corte dele será maior.

Portanto, cursos menos concorridos aprovam alunos que têm de 25 a 30 de nota de corte. As vagas para o ensino médio podem flutuar em torno de 36, enquanto cursos mais concorridos tendem a variar entre 35 e mais de 40.

Os cursos mais concorridos segundo fontes oficiais até o momento são:

  1. Ensino Médio com Habilitação Profissional de Técnico em Desenvolvimento de Sistemas, Guarulhos ─ oferta 40 vagas, teve 1221 inscritos, e uma demanda de 30,53;
  2. Ensino Médio com Habilitação Profissional de Técnico em Administração, Guarulhos ─ oferta 40 vagas, com 953 inscritos, e demanda de 23,83;
  3. Ensino Médio com Habilitação Profissional de Técnico Em Desenvolvimento de Sistemas, Campinas ─ oferta 40 vagas, 605 inscritos, e uma demanda de 17,29.

Você pode conferir a lista completa aqui. Estes dados são referentes ao primeiro semestre de 2023.

Os cursos menos concorridos variam muito entre ETECs. Desse que um curso, como nível médio com o técnico de administração, muito concorrido em alguns munícipios, aparece como curso de menos interesse em Santa Cruz das Palmeiras.

Entretanto, alguns cursos que podem apresentar entre 0,25 a 0,50 de demanda ─ o que significa maior facilidade em aprovação ─ são:

  1. Ensino médio com habilitação profissional de Técnico em Nutrição e Dietética;
  2. Ensino médio com habilitação profissional de Técnico em Administração;
  3. Ensino médio com habilitação profissional de Técnico em Recursos Humanos.

Com informações: Vestibulinho ETEC, ETECSJC

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.8 / 5. Número de votos: 17

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Cléber Neto
Cléber é redator com especialidade no universo educacional do qual já participa como criado de conteúdo desde 2017 com foco na área de produção de notícias relacionadas vagas e dicas de estudo para os alunos. Com o seu conhecimento e experiência, traz para o portal ETEC 2024, artigos atualizados e confiáveis para os nossos leitores.