FATEC 2024: Inscrição, Cursos, Provas, Edital e Resultado

A FATEC 2024 está com editais abertos aberta para o preenchimento de vagas dentre os mais diversos cursos oferecidos pela instituição. Portanto, se você também quer fazer parte da instituição, esta pode ser a sua oportunidade. Confira abaixo tudo sobre a FATEC 2024 e os cursos e vagas disponíveis para 2024.

FATEC 2023
Fonte: Google Imagens

FATEC 2024

Para os interessados, é importante saber que a FATEC (em seus diversos cursos e campus), se trata de uma Faculdade de Tecnologia. Assim, é uma instituição que disponibiliza vários cursos de nível superior.

Desta forma, dentre os mais diversos cursos oferecidos, os estudantes encontram cursos de nível superior em áreas de tecnologia dentro de automação industrial, gestão empresarial ou informática para negócios.

Ou seja, são inúmeros cursos que não somente facilitam como preparam o aluno para o mercado de trabalho. Portanto, dada a estrutura do local e dos laboratórios, os alunos aprendem a teoria e, através das aulas práticas, à execução.

FATEC 2023
Fonte: Reprodução/Freepik

Além disso, um dos maiores benefícios da faculdade é a ausência de mensalidade, ou seja, todos os cursos da instituição são gratuitos e os alunos não precisam pagar nada, incluindo a matrícula que também é gratuita.

A razão para tal se encontra no vínculo da instituição: a FATEC se trata de uma universidade estadual, ou seja, pública, mantida e organizada pelo próprio estado, razão pela qual não são cobradas taxas de matrícula e mensalidade dos alunos.


Quais cursos técnicos tem na FATEC?

Além da ausência de mensalidade, os alunos encontraram inúmeros cursos dentro da FATEC, incluindo aqueles que preparam os candidatos à atuação no mercado de trabalho enquanto tecnólogo.

Assim, o aluno finalizará o curso enquanto técnico: estudou em curso de nível superior, além de ser formado a partir de um curso com estrutura apta à formação para o trabalho com tecnologia dentro da respectiva área de escolha e atuação.

FATEC 2023
Fonte: Reprodução/Freepik

Dentro da FATEC, por exemplo, existe o curso de automação industrial, que prepara o candidato para o gerenciamento, projeção, operacionalização e até mesmo manutenção de um sistema substituto à mão de obra.

Portanto, atuará diretamente na linha de frente da produção industrial, organizando e analisando as máquinas que já substituirão parte da mão de obra humana, mas que precisam de profissional qualificado para sua manutenção.

O curso de tecnólogo, desta forma, não substitui o diploma de ensino médio. Assim, os dois cursos não se confundem. Portanto, fique atento aos detalhes e as diferenças entre cada curso oferecido:

  1. Técnico de Nivel Médio: é possível realizar um curso técnico dentro da instituição, o qual será realizado junto do ensino médio. Ao final dos 3 anos, o aluno estará apto à atuação com a operação e/ou manutenção. Este não pode fazer pós-graduação, pois ainda não possui ensino superior.
  2. Tecnólogo: possui os conhecimentos do técnico de nível médio, mas possui, de forma complementar, um leque de conhecimentos que adquire durante a faculdade, para projetar e gerenciar o maquinários e outros equipamentos, além de formação legislativa para tal. Este pode fazer uma pós-graduação, pois já possui ensino superior.

Cursos ETEC 2024

Lista de Cursos Gratuitos e Vagas das ETEC’s.

Duração dos cursos da FATEC

Aproximadamente, cada curso da FATEC dura, em média, 3 anos. No entanto, é importante diferenciar o tipo de curso e o ano de duração:

FATEC 2023
Fonte: Reprodução/Freepik
  1. Cursos Técnicos: duração média e 3 anos (tal como os 3 anos do ensino médio);
  2. Cursos de Bacharelado ou Engenharias: duração média de 4 a 5 anos (tal como os demais cursos de engenharia de outras universidades).

Assim, os cursos oferecidos podem variar de acordo com o campi e com o local de estudos. Portanto, para conferir a lista completa dos cursos oferecidos, acesse o link.

Para quem já tiver finalizado o ensino médio, basta realizar o vestibular para ingressar em um dos cursos de bacharelado ou em uma das engenharias de sua preferência.

As provas da instituição ocorrem 2 vezes ao ano. Assim, o estudante terá duas possibilidades (duas chances) anuais de ser aprovador e conquistar sua vaga de estudos na FATEC.

Após a realização da prova, os resultados serão acompanhados através do site.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Cléber Neto
Cléber é redator com especialidade no universo educacional do qual já participa como criado de conteúdo desde 2017 com foco na área de produção de notícias relacionadas vagas e dicas de estudo para os alunos. Com o seu conhecimento e experiência, traz para o portal ETEC 2024, artigos atualizados e confiáveis para os nossos leitores.